DRIVE THRU DE CAFÉ, SERÁ QUE ESSA MODA PEGA NO BRASIL?

DRIVE THRU DE CAFÉ, SERÁ QUE ESSA MODA PEGA NO BRASIL?

17 de junho de 2020 0 Por ledrusso

O sistema de drive thru de café já é uma realidade nos Estados Unidos e Reino Unido. No Brasil, o modelo de atendimento está presente principalmente nas lanchonetes de fast food, sendo uma modalidade de consumo bastante popular por aqui.

O modelo de “comprar sem sair do carro” chegou ao universo do café, mas será que essa forma de comprar a bebida consegue vingar no Brasil, um dos países que mais têm consumidores de café no mundo?
Continue a leitura para saber mais!

Origem do Drive Thru

O que entendemos hoje como drive thru manteve o mesmo conceito desde 1931, quando essa forma de comercialização surgiu pela primeira vez. 

O gerente de uma pequena lanchonete em Dallas, Texas, chamado Royce Hailey, teve a excelente ideia de começar a oferecer comida para os clientes de uma maneira diferente.

Ao invés de servi-los na loja física – um espaço com garçons, garçonetes e repleto de outros consumidores – Royce passou a vender os lanches sem que as pessoas precisassem sair de seus carros.

Dessa forma, o conceito de drive thru foi criado e com o passar do tempo, tornou-se muito popular, e, atualmente, faz parte da rotina dos fãs da modalidade.

Hoje em dia, é muito comum encontrar filas de carros nas diversas lojas de fast food, inclusive redes gigantes como McDonald’s, Habib’s e Burger King.

Mas não é só em lanchonetes que o sistema de drive thru é aplicado, atualmente o conceito se estende aos mais variados produtos e serviços, dentre eles podemos citar farmácias, supermercados, igrejas, padarias e cafeterias.

É um modelo de atendimento que chama a atenção pela facilidade de compra. E parece que está pronto para ganhar mais espaço no universo do café.

Drive Thru de Café

A relação entre os coffee lovers e suas cafeterias favoritas podem sofrer alterações.

Às vezes o intervalo do trabalho é tão breve que as pessoas mal têm tempo para sair e entrar pelas portas automáticas. Por vezes, querem apenas uma pequena porção de felicidade em um dia corrido e atarefado. 

São nesses momentos que o drive thru pode ser perfeito para o negócio das cafeterias, pois nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas têm pressa, urgência ou simplesmente preferência por comprarem o que desejam sem saírem do conforto dos seus automóveis.

Um grande exemplo do setor e referência para as cafeterias do mundo inteiro é o drive thru da  Starbucks, empresa famosa por oferecer um espaço aconchegante aos seus clientes e diferentes tipos de cafés acompanhados por cookies, muffins, salgados, etc.

A maior rede de cafeterias do mundo criou uma nova forma de vender os seus serviços e produtos. A gigante do café atende na versão itinerante da loja principalmente em diferentes pontos dos Estados Unidos, seu país sede.

Atualmente a Starbucks está testando a modalidade de atendimento no Reino Unido depois que a loja fechou devido ao novo coronavírus, o que fez com que a empresa estadunidense repensasse a comercialização de seus produtos. No local, o consumidor recebe o café em copos de papel e a compra pode ser feita pelo cartão ou pelo app Starbucks Rewards. Artigo original aqui.

O serviço de drive-thru da Starbucks no Brasil foi adaptado na loja do bairro Jardim Panorama, localizado na cidade de São Paulo.

Drive Thru em tempos de quarentena

Devido a pandemia do novo coronavírus, as cafeterias brasileiras estão repensando o seu modelo de negócio, com entregas da bebida via aplicativos, deliverys próprios e serviços take-away (para levar) como alternativa para sobreviverem em meio a instabilidade econômica e sanitária que o país vive.

Além das cafeterias, os próprios consumidores necessitaram repensar a forma de consumo de produtos em meio a quarentena, com a compra de alimentos e bebidas à distância. 

O serviço de drive thru se apresenta como mais uma opção para que os amantes de café possam desfrutar da bebida sem maiores dificuldades. A vantagem dessa modalidade é que o consumidor consegue aproveitar de um café feito na hora, de acordo com o seu método de preparo preferido, na versão quente ou fria da bebida sem ter que sair do carro.

Conclusão

O serviço de drive thru de café é um modelo de atendimento que aparece como uma alternativa para que as cafeterias consigam oferecer uma bebida de qualidade aos seus clientes sem a necessidade de sair do carro.

Em meio ao novo coronavírus o sistema de drive thru aparece como uma solução para que as cafeterias consigam manter o equilíbrio financeiro e ofereçam um atendimento de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde para preservar a saúde de todos.

O drive thru de café é um modelo que tem tudo para dar certo no país, afinal, a paixão pela bebida já é um elemento favorável e a modalidade de atendimento de drive thru é conhecida em território nacional.


Thaissa Cordeiro

Thaissa Cordeiro é redatora freelancer com foco em produção de conteúdo para Web. Coffee lover, busca trazer histórias e experiências do universo do café com uma linguagem simples e acessível.

Fonte: Barista Wave