Higienizando sua cafeteira

Higienizando sua cafeteira

22 de maio de 2019 0 Por ledrusso

Limpeza regular é importante pra evitar contaminação e manter a qualidade do café

Um cafezinho pra espantar o sono de manhã ou depois do almoço e jantar é uma ótima opção, né? Por isso que tem tanta gente investindo nas cafeteiras mais modernas, sejam de cápsula ou elétricas! Mas você sabia que esses equipamentos precisam passar por uma limpeza de vez em quando? Isso mesmo!

E não é nada difícil, você consegue fazer em poucos minutos. É super importante manter o equipamento higienizado pra evitar problemas, viu? Dá uma olhada nessas dicas pra aprender como limpar a sua cafeteira.


Limpe antes de usar

O primeiro passo é fazer uma boa higienização antes do primeiro uso, tá? É só ligar a cafeteira como se estivesse preparando uma bebida, mas sem o pó de café ou a cápsula. Assim, a água quente vai passar por todo o sistema da máquina, limpando aquelas sujeirinhas que possam ter vindo da fábrica.

A dica é repetir esse processo três vezes seguidas, com intervalo de 10 minutos entre elas. Assim, a cafeteira fica livre de sujeiras e você pode usar sem medo de estragar o café!


Limpando no dia a dia

A limpeza no dia a dia também é importante, viu? E no caso das cafeteiras elétricas, o ideal é lavar o jarro removível sempre que usar. O legal é que é bem simples, é só lavar com água e detergente, como se fosse outra peça de louça qualquer. Já, na parte externa do equipamento, você passa um paninho úmido, com um pouco de sabão e pronto: cafeteira pronta pra ser usada de novo.

Deixe sua cafeteira sempre limpinha pra aproveitar ao máximo a hora do café!

E o mesmo vale pros modelos de cápsula, tá? Você pode retirar e lavar o reservatório de água que fica na parte de trás da máquina. Em alguns modelos, você ainda deve limpar aquela gavetinha removível onde você coloca a cápsula na hora de preparar o café, sabe?

O segredo é sempre manter essa limpeza em dia pra que a umidade não acabe formando bolor ou bactérias no equipamento!


Limpeza mais profunda

Agora, além da higienização do dia a dia, também é importante fazer uma limpeza mais profunda de vez em quando na sua cafeteira. Pra isso, você pode fazer uma mistura de uma parte de vinagre para duas partes de água, ou de uma parte de bicarbonato de sódio para quatro partes de água morna.

Aí, é só colocar essa solução no recipiente pra água, como se fosse fazer uma bebida, e ligar o aparelho. Vale tanto pras cafeteiras elétricas como pras em cápsula, ok?

Depois que a água passar pelo sistema, é só lavar todas as partes com água e detergente. Por último, ligue a cafeteira de novo e faça o mesmo processo, só que dessa vez só com água pura.

Agora, a frequência desse processo vai depender do quanto você usa a sua cafeteira, mas o recomendado é fazer pelo menos uma vez a cada dois meses, tá?

Ah, sabia que a própria cafeteira elétrica vai dando sinais de que precisa ser higienizada? Por exemplo, se você perceber que ela tá fazendo muito vapor na hora de fazer o café ou que tá demorando pra ficar pronto, pode ser a hora da limpeza.

Fonte: Magazine Luiza